Indulgência Plenária na Festa da Divina Misericórdia
A devoção à Divina Misericórdia, de acordo com as revelações de Nosso Senhor a Santa Faustina Kowalska, é um grande dom concedido à Igreja Católica no terceiro milênio. Essa expressão de piedade foi de tal modo reconhecida e aprovada pela Igreja que, em 2000, o Papa São João Paulo II — conterrâneo de Santa Faustina — instituiu para a Igreja universal a festa da Divina Misericórdia, a ser celebrada todos os anos, na Oitava da Páscoa.
Para fazer com que vivêssemos mais intensamente esta celebração, o Papa São João Paulo II estabeleceu, em 2002, através de um decreto com “vigor perpétuo”, que este Domingo da Divina Misericórdia fosse enriquecido com a Indulgência Plenária, entre outras razões, para que os fiéis pudessem ” alimentar uma caridade crescente para com Deus e o próximo“.
Na Festa da Misericórdia, percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem à fonte de Minha Misericórdia. Eu as curarei e fortalecerei”. (D. 206)
Padre Chris Alar, MIC, um dos responsáveis pelo santuário da Divina Misericóridia em Massachusetts, declarou: “Asseguro que será a coisa mais importante que você fará em toda a sua vida. De fato, isso pode significar a diferença em sua salvação. Jesus disse a Santa Faustina: “Estou dando à humanidade a última tábua da salvação, isto é, o refúgio na Minha misericórdia.”(D.998). Por favor, não deixe essa graça passar por você. “
1. Faça o Ato de Contrição: como não podemos fazer a Confissão, faça um Ato de Contrição. Como afirma o catecismo da Igreja Católica, “entre os atos do penitente, a contrição ocupa o primeiro lugar. Contrição é ‘tristeza da alma e detestação pelo pecado cometido, juntamente com a resolução de não pecar novamente’ ” (CIC. 1451). Assim, você será completamente perdoado de todos os pecados, mesmo “pecados mortais, se incluir a firme resolução de recorrer à confissão sacramental o mais rápido possível” (CIC. 1452).
2. Comunhão Espiritual: como as igrejas estão fechadas e você não pode receber a Sagrada Comunhão, faça uma Comunhão Espiritual, pedindo a Deus que entre em seu coração como se você O tivesse recebido sacramentalmente – Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Veja a oração para Comunhão Espiritual abaixo. Mais uma vez, faça esse ato de confiança com a intenção de receber o sacramento da Santa Comunhão o mais rápido possível.
3. Oração: Senhor Jesus Cristo, o Senhor prometeu à Santa Faustina que a alma que confessasse [não posso agora, mas fiz um Ato de Contrição] e a alma que recebesse a Sagrada Comunhão [não posso agora, mas fiz uma Comunhão Espiritual ] receberia o perdão completo de todas as culpas e penas. Por favor, Senhor Jesus Cristo, me conceda esta graça!
4. Reze pelas intenções do Papa Francisco (Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)
5. Viva a misericórdia para com o próximo: “Eu te indico três maneiras de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira é a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração. (D. 742)
Finalmente, lembre-se de que esta promessa extraordinária do Domingo da Divina Misericórdia é para todos. Diga a seus amigos não-católicos sobre isso. Todos podem pedir a Jesus que perdoe seus pecados. Todos podem fazer uma comunhão espiritual. E, diferentemente da Indulgência Plenária, não é necessário ter um desapego perfeito do pecado. Jesus nos dá a graça de realmente recomeçar nossa vida espiritual!
Vamos entregar à Jesus Misericordioso nossas preocupações, nossos entes queridos, nossos pecados e especialmente, a situação de pandemia que estamos vivendo.
Como fazer Comunhão Espiritual
Oração para Comunhão Espiritual
Clique e leia: Indulgências concedidas em honra a Misericórdia Divina
Fonte: www.padrepauloricardo.org