COMEÇANDO A CONTAR A HISTÓRIA…
“Tudo começou quando o Pe. Jack Vassels, SJ estava almoçando no restaurante “El Toro” na Roswell Rd, em Sandy Springs. Sempre que ele almoçava lá, falava em espanhol com os garçons, mas desta vez um deles o respondeu que não falava espanhol porque era brasileiro. Então, começou a falar em português com ele”.
A partir desse primeiro contato, a notícia de que havia um padre que falava português se espalhou. Nasceu, então, a ideia de que se poderia ter uma missa celebrada em portugês. De fato, a primeira Missa foi celebrada na capela da casa Santo Inácio (Ignatius House) em Sandy Springs. Era a Páscoa de 1997. O local favorecia porque estava proximo dos dois polos onde os brasileiros viviam: Sandy Springs e Marietta.
Assim narra o primeiro número do Boletim Comunidade Católica, publicado em janeiro de 2000.
“No começo eram apenas misas esporádicas, celebradas na Casa Santo Inácio. Viu-se a necessidade de se organizar um programa de celebrações de missa, relativamente regulares, ora celebradas em Holy Family e ora em São Judas. Lançavam-se, assim, as semente da Comunidade Católica Brasileira de Atlanta.
A necessidade de ter um lugar fixo paras celebrações começou a existir, não apenas para facilitar o processo de comunicação dos lugares de celebração aos fieis, mas principalmente porque crescia oa necessidade de se estabelecer como Comunidade.
Aos poucos, fomos nos identificando com a Paróquia São Judas que tem nos ajudado a crescer e fortalecer enquanto Comunidade, uma vez que nos propicia um horário fixo para a celebração de nossas Missas e noc concede um salão para realizarmos as nossas confraternizações. Agora, além do amado Padre Jack, contamos com a ajuda do Padre Pedro Poloche, vigário paroquial de São Judas, e que, tão carinhosamente, tem nos ajudado a compreender que para nossa Comunidade crescer, precisa de uma alicerce sólido e forte numa estrutura equilibrada. Não podemos crescer sozinhos, desligados do contexto americano onde somos chamados a nos inserir, mesmo com todas as particularidades inerentes ao povo e cultura brasileiros. Queremos manter nossa identidade e ao mesmo tempo nos integrar”.
No dia 12 de outubro de 1997, foi celebrada, pela primeira vez, a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, na Igreja de São Judas Apóstolo, em Sandy Springs/GA, nascendo, assim, oficialmente, a Comunidade Católica Brasileira da Arquidiocese de Atlanta. O Pároco da Paróquia São Judas neste ano era o Mons. Daniel J. O’Connor, que nos acolheu com grande alegria.
Cresce a necessidade de um padre brasileiro que assuma a comunidade nascente, pois o numero dos brasileiros cresceu rapidamente. Foi assim que com a transferência do Pe. Jack para o Louisiana, foram feitos os primeiros contatos com a Conferência Nacional dos Bispo do Brasil que, no ano de 2005, enviou o Pe. Sebastião Andrade(in memoriam), que já trabalhava no Canadá, que assumiu, além da Comunidade Brasileiros, também o Ministério Hispano da Paróquia São Judas.
Colaboração dos Leigos
Contamos também com a ajuda preciosa de leigos e leigas, homens e mulheres que ao longo dos anos, principalmente no inicio, dando nossos primeiros passos, foram baluartes no plantar as sementes. Como não nos lembrar da Elza, uma missiionária, catequista, animadora de comunidade, que com seu jeito simples a apaixonado pela Igreja nos ajudou a dar os primeiros passos. A Selma que junto com a Elza, animada pelo zelo dos padres Jack e Pedro Poloche inspiraram outros tantos homens e mulheres na doação do tempo, talento e tesouro viram a Comunidade Brasileira dar seus primeiros passos: catequistas, ministros, cantores, servidores, coroinhas.
Nossa Comunidade chegou, portanto, a um ponto que não seria mais possível deixar de existir ou de crescer. É necessário participar e ser parte oficialmente da Paróquia São Judas e sermos Comunidade Brasileira na Paróquia São Judas. Isso facilitaria o processo de documentação e registros, a parte catequético-sacramental e todos os serviços que a Comunidade necessitaria”.
A experiência na Paróquia Holy Family
Nove anos depois, em 2006, voltou a ser celebrada a Santa Missa, em Português, na Igreja Holy Family, em Marietta, mas os outros sacramentos, como batismos, Eucaristia, crismas e matrimônios, eram oferecidos na Paróquia São Judas. Por um tempo, uns seis meses, as missas eram celebradas uma vez ao mês, em São Judas e em Holy Family, alternadamente, contudo, a experiência não funcionou bem, segundo o relato do Pe. Jack. Decidiu-se, portanto, permanecer apenas na Paróquia São Judas. Naquele momento o Pe. Jack era auxiliado pelo Vigário Paroquial de São Judas, o Pe. Pedro Poloche, e com a permissão do então Pároco Mons. James J. Fenessy e, daquele momento em diante a Santa Missa começou a ser celebrada todos os domingos, pelos dois sacerdotes.
A Capela de Nossa Senhora Aparecida
No ano 2012 deu-se início à construção da Capela da Nossa Senhora Aparecida. Foi um belíssiomo envolvimento de toda a Comunidade Brasileira que contribuiu com doações, famílias e particulares que doaram os tijolos, foram feitos vários eventos sociais para arrecadação de fundos para a construção. Concluída em 2015, neste mesmo ano, no dia 12 de outubro foi celebrada a Santa Missa na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e feita a Dedicação da Capela celebrada pelo Mons. Joe Corbett, nosso atual Pároco.
Os Padres
Começando com o Pe. Jack Vassels, SJ e Pe. Pedro Poloche (1997-2001), Padre Sebastião Andrade assumiu em 2002 e parmeneceu até junho 2008; Pe. Roger Araújo assumiu em julho de 2008 e permaneceu até 2012; Pe. João Gualberto assumiu em 2013 e permaneceu até dezembro de 2017; Frei Nataniel José assumiu em janeiro de 2018 permanecendo um curto período de sete meses até julho 2018. Os padre Fausto Marquez (Mexicano) e Roberto Suárez (Colombiano) (2018-2020), serviram um ano, nas duas paróquias, respectivamente.
Enquanto a Comunidade esperava o atual Capelão, o Pe. Vanderley Oliveira que assumiu os trabalhos na Comunidade Brasileira, em São Judas e Holy Family, em fevereiro de 2021, o Pe. Clemente Mário, M.S., serviu com zelo e esmero à nossa Comunidade, celebrando as Santas Missas e atendendo às confissões do fieis de julho de 2020 até fevereiro de 2021. Gratidão ao Pe. Clemente Mário, M.S.
Em julho de 2021, o Pe. Vanderley Oliveira foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Judas e responsável também pela Comunidade Hispana.
A UNIFICAÇÃO
No dia 21 de agosto de 2022, a arquidiocese de Atlanta estabeleceu que a sede da Comunidade Católica Brasileira, a sua base, o lugar desse novo começo, seja a Paróquia São Judas, em Sandy Springs, onde tudo começou. A volta às orígens, nesse momento em que a Igreja Universal vive seu processo sinodal, a Comunidade Brasileira participa, como Igreja, desse processo em busca de comunão, unidade e participação.Um caminho feito juntos, numa Igreja toda sinodal.
Dia 12 de outubro de 2022, a Comunidade Católica Brasileira celebra 25 anos, JUBILEU DE PRATA, na Arquidiocese de Atlanta.
A HISTÓRIA CONTINUA….
Pe. Vanderley Oliveira, JCD
Capelão