Jubileu de Prata da Comunidade Brasileira (1997-2022) 25 ANOS

COMEÇANDO A CONTAR A HISTÓRIA…

“Tudo começou quando o Pe. Jack Vassels, SJ estava almoçando no restaurante “El Toro” na Roswell Rd, em Sandy Springs. Sempre que ele almoçava lá, falava em espanhol com os garçons, mas desta vez um deles o respondeu que não falava espanhol porque era brasileiro. Então, começou a falar em português com ele”.
A partir desse primeiro contato, a notícia de que havia um padre que falava português se espalhou. Nasceu, então, a ideia de que se poderia ter uma missa celebrada em portugês. De fato, a primeira Missa foi celebrada na capela da casa Santo Inácio (Ignatius House) em Sandy Springs. Era a Páscoa de 1997. O local favorecia porque estava proximo dos dois polos onde os brasileiros viviam: Sandy Springs e Marietta.

Assim narra o  primeiro número do Boletim Comunidade Católica, publicado em janeiro de 2000.

“No começo eram apenas misas esporádicas, celebradas na Casa Santo Inácio. Viu-se a necessidade de se organizar um programa de celebrações de missa, relativamente regulares, ora celebradas em Holy Family e ora em São Judas. Lançavam-se, assim, as semente da Comunidade Católica Brasileira de Atlanta.
A necessidade de ter um lugar fixo paras celebrações começou a existir, não apenas para facilitar o processo de comunicação dos lugares de celebração aos fieis, mas principalmente porque crescia oa necessidade de se estabelecer como Comunidade.
Aos poucos, fomos nos identificando com a Paróquia São Judas que tem nos ajudado a crescer e fortalecer enquanto Comunidade, uma vez que nos propicia um horário fixo para a celebração de nossas Missas e noc concede um salão para realizarmos as nossas confraternizações. Agora, além do amado Padre Jack, contamos com a ajuda do Padre Pedro Poloche, vigário paroquial de São Judas, e que, tão carinhosamente, tem nos ajudado a compreender que para nossa Comunidade crescer, precisa de uma alicerce sólido e forte numa estrutura equilibrada. Não podemos crescer sozinhos, desligados do contexto americano onde somos chamados a nos inserir, mesmo com todas as particularidades inerentes ao povo e cultura brasileiros. Queremos manter nossa identidade e ao mesmo tempo nos integrar.
Nossa Comunidade chegou, portanto, a um ponto que não é mais possível deixar de existir ou de crescer. É necessário participar e ser parte oficialmente da Paróquia São Judas e sermos Comunidade Brasileira na Paróquia São Judas. Isso irá facilitar o processo de documentação e registros, a parte catequética-sacramental e todos os serviços que a Comunidade necessite”.

No dia 12 de outubro de 1997, foi celebrada, pela primeira vez, a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, na Igreja de São Judas Apóstolo, em Sandy Springs/GA, nascendo, assim, oficialmente, a Comunidade Católica Brasileira da Arquidiocese de Atlanta.
Em 2006, 9 anos depois, começou a ser celebrada a Santa Missa, em Português, na Igreja Holy Family, em Marietta. As missas eram celebradas, uma vez ao mês, em São Judas e em Holy Family, alternadamente, contudo, a experiência não funcionou bem, segundo o relato do Pe. Jack, decidindo, portanto, permanecer apenas na igreja de  São Judas. Naquele momento o Pe. Jack foi auxiliado pelo Vigário Paroquial de São Judas, o Pe. Pedro Poloche, e desse momento em diante a Santa Missa começou a ser celebrada todos os domingos, pelos dois sacerdotes.
Cresce a necessidade de um padre brasileiro que assuma a comunidade nascente, pois o numero dos brasileiros cresceu rapidamente. Daí, com a transferência do Pe. Jack para o Louisiana, foram feitos os primeiros contatos com a Conferência dos Bispo do Brasil que no ano de 2005 enviou o Pe. Sebastião, que já estava no Canadá,  que assumiu, além dos brasileiros, também o Ministério Hispano da paróquia São Judas.

A HISTÓRIA CONTINUA….