Terço dos Homens Mae Rainha: Fonte de graça, Fé e Evangelização
A Providência Divina aproveitou-se da iniciativa de um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt, junto do Santuário Lar da Casa da Mãe e Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió/AL. Esse grupo não teve continuidade.
Sob a orientação do Pe. Américo Vasconcelos, salesiano, e a Sra. Oneida Araújo da Silva, germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no município de Jaboatão dos Guararapes/PE. Este começo deu-se na capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo começou com 15 homens.
Pe. José Pontes, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, tendo conhecimento dessa iniciativa, resolveu experimentá-la no Santuário da Nova Evangelização, na Diocese de Olinda-Recife/PE e o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento.
Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos horizontes. A definição do nome, Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR) veio em março de 2007.
Essa iniciativa conquistou multidões, irradiando suas graças de uma maneira inédita, enchendo, de homens, as suas igrejas e capelas, atingindo um numero incontável de membros, que semanalmente se juntam para rezar terço e aprender a viver os mistérios do Rosário na vida de todos os dias (Pe. Miguel Lencastre. RIP).
A oração do Terço vai além da devoção mariana. É um itinerário de fé, uma jornada cristológica e um compromisso com a Palavra de Deus. “O Terço é uma contemplação do rosto de Cristo. Quem reza o Terço está com os olhos fixos em Jesus, como os olhos de Maria estiveram sempre fixos em Cristo. E quem está com os olhos em Jesus sabe viver, sabe enfrentar as dificuldades da vida”, enfatiza Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Referencial para o Terço dos Homens no Brasil.
Em nossa Capelania Católica Brasileira da Arquidiocese de Atlanta os Homens se reúnem na Paróquia de São Judas Apóstolo nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, às 7 pm, e juntos rezam o Santo Terço colocando todas as suas preocupações, dificuldades, alegrias e esperanças da vida, como homens, maridos, pais e, portanto, toda a família nas mãos da Mãe Rainha. Depois de rezar Terço, é partilhado um lanche, trazido de suas próprias casas. Alimentados pela oração e pela alegria de estar juntos, retornam para suas casas e para o seu trabalho com o coração cheio de alegria e fé.
“Você está cordialmente convidado a participar conosco, sua presença é bem-vinda em nossa Igreja! Que Deus te abençoe e Nossa Senhora te proteja!” – P. Vanderley Oliveira